Blog

Você já respondeu ao questionário do Censo Brasileiro?

Censo 2022 inclui, pela primeira vez, pergunta sobre o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista

O Censo 2010 apontava que 46 milhões de brasileiros consideravam-se pessoas com deficiência, o equivalente a 24% da população. Naquele período, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considerou como deficiência física as dificuldades apresentadas em alguma das habilidades de enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus, e como deficiência intelectual a forma como a pessoa realizava suas atividades cotidianas, porém, sem considerar de fato as dificuldades de aprendizagem e transtornos psicológicos. 

Não temos até hoje, no Brasil, a quantidade de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nem como estão distribuídos no país, existem apenas estimativas. Uma delas diz que são 2 milhões de pessoas diagnosticadas, mas o Estado precisa oficializar essa questão. Por que ter esses dados é tão importante? Porque são eles que nos dão suporte na apresentação de propostas para a comunidade no âmbito privado e público.

Para o Censo 2022, haverá uma pergunta sobre autismo para que seja efetivado um mapeamento de casos diagnosticados por profissionais de saúde. Segundo a Agência Brasil, durante os meses de agosto, setembro e outubro os recenseadores do IBGE planejam visitar 78 milhões de lares para aplicarem os questionários básicos que possuem 26 perguntas. Já o questionário de amostra possui 77 perguntas e será aplicado em 8,5 milhões de residências.

Os entrevistadores do IBGE batem de porta em porta e estão devidamente uniformizados com boné e colete azuis identificados com o nome do Instituto, além de crachá de identificação com foto e número de matrícula.

Saiba como reconhecer o recenseador ou recenseadora

Caso cheguem ao seu domicílio, contribua com a pesquisa. A construção de políticas públicas eficazes precisa partir de dados concretos e você terá a chance de participar disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s