Blog

A contribuição do fonoaudiólogo(a) para promoção de uma melhor qualidade de vida

Por Beatriz Martins

Comemorado no dia 09 de dezembro, o dia do fonoaudiólogo serve para nos lembrar da importância que esse profissional tem para cada indivíduo, principalmente no que diz respeito a comunicação. A profissão, cujo regulamento está disposto na Lei de nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981, reconhece em seu Art. 1º, o exercício da profissão de fonoaudiólogo em todo território brasileiro. Mas, você sabe quais são as áreas de atuação desse profissional?

Segundo o Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO), o fonoaudiólogo pode atuar em 14 áreas, sendo elas: audiologia, linguagem, motricidade orofacial, saúde coletiva, voz, disfagia, fonoaudiologia educacional, gerontologia, fonoaudiologia neurofuncional, fonoaudiologia do trabalho, neuropsicologia, fluência, perícia fonoaudiológica e fonoaudiologia hospitalar. A audiologia por exemplo, é uma área, na qual sua atuação está relacionada a proporcionar terapias, bem como a adaptação de aparelhos auditivos, visto que, o objetivo primordial, é a recuperação dos diversos distúrbios concernentes a audição.

Além disso, o fonoaudiólogo exerce um papel fundamental nos primeiros meses de vida do ser humano, uma vez que, é ele o responsável por averiguar e realizar o teste da lingüinha, assim como, o teste da orelhinha. Esses dois testes são de extrema importância, isso porque, o teste da lingüinha detecta a anquiloglossia, mais conhecida como língua presa, enquanto o teste da orelhinha, detecta alterações auditivas no recém-nascido.

Mediante essas informações, você pode estar se perguntando: ok, mas quando devo procurar um fonoaudiólogo(a)? É simples, se você apresenta alguma dificuldade relacionada a linguagem oral e escrita, na voz, ou nas funções responsáveis pela deglutição, chegou o momento de procurar um profissional da fonoaudiologia para um diagnóstico preciso.

Gostou do conteúdo? Já conhecia o trabalho do fonoaudiólogo(a)? Curte, comenta e compartilha, pois através da comunicação podemos fazer diferença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s