Blog, Uncategorized

Empreendedorismo feminino: iniciativas que inspiram

Aproveitando que hoje é comemorado o dia mundial do empreendedorismo feminino, achamos importante entender a sua trajetória no Brasil. O empreendedorismo entre as mulheres tem crescido muito nos últimos tempos, de acordo com o Sebrae, 34% dos donos de negócio no Brasil são mulheres, um número de 9,4 milhões em 2018. Ainda sobre os dados do Sebrae, 45% das empreendedoras são provedoras de seus lares, potencializando a sua sobrecarga em conciliar o lar com o empreendimento. 

De acordo com Amorim e Batista, as razões para iniciar (o trabalho) surgem de diversas formas, algumas mulheres se tornam empreendedoras a partir de hobbie, outras são forçadas por algum evento da vida, tais como: viuvez, divorcio, dificuldades financeiras, desemprego e outros, também por buscar independência financeira, autonomia ou insatisfação com o trabalho.  

Uma problemática dos mesmos autores é o fato dos papéis sociais que a mulher desempenha, como ser  mãe,  esposa  e  dona  de  casa,  tendo  então  uma  jornada  dupla, sendo mais um desafio e questão frente ao tratamento diferente entre os gêneros. O empreendedorismo feminino gera empregos, expande a economia, promove trabalhos que contribuem com o crescimento pessoal, profissional e financeiro. 

A razão e motivação para se tornar uma empreendedora pode ser diversa, durante a pandemia, muitas empreendedoras se reinventaram ou começaram seus negócios. Como forma de fortalecer o empreendedorismo feminino, buscamos compartilhar iniciativas que inspirem outras mulheres. Consumir produtos e serviços produzidos por mulheres é uma ótima maneira de apoiar o empreendedorismo feminino!

Iniciativas que valem a pena conhecer:

  1. Oi keka- Brinquedos e acessórios infantis feitos em crochê

Desenvolve brinquedos, bonecos, acessórios e artigos de decoração, para os pequenos (e adultos também), utilizando as técnicas de amigurumi e crochê. São peças únicas e repletas de afeto. 

Como a Oi Keka começou?

No período mais intenso da pandemia em 2020, durante o lockdown, fiquei sem ver minha sobrinha, que na época estava com 3 anos. Somos muito apegadas e esse foi o período mais longo que ficamos sem nos ver (cerca de 5 meses). Eu queria dar algo feito por mim e que ela pudesse me sentir presente de alguma forma. Foi então que fiz o Unicórnio Mágico. 🦄 

Contei pra ela que quando sentisse saudade ela poderia abraçar o Uni e ela iria poder sentir um abraço meu. Esse era o seu grande poder mágico. 😅🦄

Helena amou tanto o unicórnio que até hoje dorme brinca e dorme com ele todos os dias. Foi motivada por essa história que decidi transformar a @oikeka em empreendimento.

Sempre que alguém presentear uma criança com algo feito por mim, quero que sintam o carinho, afeto e até mesmo mágica envolvida no brinquedo ou acessório. 

Érica Ramos

Onde podemos encontrar?

Através do Instagram @Oikeka e na loja colaborativa @_garagemcriativa (Rua Professor Bandeira, 180 Iputinga. Recife/PE).

Também participa de algumas feiras locais. 

  1. Studio Mônica Oliveira 

Hoje seu foco é o empreendimento com unhas em gel, mas também oferece serviços de cílios e sobrancelhas. Com a proposta de promover a elevação da autoestima e autocuidado.

Como o Studio Mônica Oliveira começou?

Por desejo de trabalhar na área da beleza construindo meu próprio negócio e empreender, aliado à necessidade de iniciar um novo trabalho.

Mônica Oliveira

Onde podemos te encontrar?

O catálogo dos serviços são expostos no instagram @studio.monikaoliveira ou solicitados via whatsapp (81) 99538-2685.

  1. Projeto Mães por Todas

São vendidas bijuterias e outros acessórios confeccionados por mães, uma forma delas exercitarem o empreendedorismo, terem uma renda e se empoderarem.

Como a Mães por Todas começou?

A instituição surgiu quando eu vi a necessidade de união de mulheres com filhos com doenças raras e vulneráveis. Um dia eu vi uma mulher, mãe de um filho raro, dar as costas para outra na mesma situação  e aquilo me doeu tanto que não dormi pensando como o que poderia fazer para unir mais as mulheres.

Como eu já ensinava (como fazer) bijuterias, continuei com esse trabalho. 70% dessas mulheres são abandonadas pelo companheiro assim que descobrem a patologia do filho, essas mulheres também se sentem sozinhas, excluídas, deprimidas. Fazer artesanato além de gerar lucro para elas, devolve a autoestima e sensação de pertencimento a nossa sociedade. É lindo ver a alegria de cada uma ao produzir uma peça.

Áurea, presidente do projeto Mães por Todas

Onde podemos encontrar?

As bijoux são vendidas em feiras de artesanato, em stands de shoppings do Recife e também em parceria com algumas lojas. Os pedidos podem ser feitos também através do Instagram @maesportodas.

  1. Fátima Mudas

São vendidas ervas medicinais, ervas aromáticas (termperos), pimentas, hortaliças e plantas ornamentais como cactos e suculentas.

Como a Fátima Mudas começou?

Depois que participei do projeto, pela rede transição, agricultura urbana nas comunidades, vi meu amor pela natureza e adoro trabalhar com a terra.

Fátima dos Santos Sarmento

Onde podemos encontrar?

Através do Instagram @fatima.mudas e pelo WhatsApp (81) 98831-4532.

5. LUZINETE SOARES DO ARTESANATO

Luzinete vende abafadores artesanais, mais conhecidos como “cobre bolo”.

Como Luzinete começou?

Eu comecei a fazer os artesanatos olhando os que minha mãe fazia e me ensinou. Tentei e deu certo, aí resolvi fazer para ajudar na renda.

Luzinete Soares

Onde podemos encontrar?

Através do Telefone e Whatsapp (81) 98588-4075.

6. TATIANA SANTOS DA SILVA

Tatiana vende livrinhos de pintura com muita representatividade

Como Tatiana começou?

Pela necessidade de representatividade de nós mulheres negras, pela saúde mental também.

Tatiana Santos

Onde podemos te encontrar?

Através do Telefone e Whatsapp (81) 98367-2278

Como você tem enxergado o empreendedorismo feminino nos últimos tempos? Conta aqui nos comentários e aproveita para mandar para outras mulheres, assim, fortalecemos ainda mais esse espaço.

Se você gostou do conteúdo, aproveita para ler outros e nos seguir nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s