Blog

Novembro Azul: de onde vem e por que é importante?

De alguns anos para cá temos visto como o mês de novembro se transformou em um mês que exprime muito mais que o penúltimo mês do ano, traz também a conscientização sobre o câncer de próstata, tornando-se o que todos conhecem como “Novembro Azul”. Mas o que isso significa? Você sabia que tem um bigode como símbolo? Por quê? E como isso afeta todos nós e principalmente a saúde masculina? E do que realmente se trata esse mês? Vamos tentar responder todas essas perguntas abaixo.

O conhecido Novembro Azul surgiu em 2003, mas inicialmente não tinha esse nome e nem o propósito que tem hoje com essa visão de conscientização sobre o câncer e a saúde masculina. Tudo começou a acontecer quando dois australianos estavam conversando sobre o porquê o bigode não estar tão em alta entre os homens, e o que eles poderiam fazer para que essa realidade mudasse. Então um deles, inspirado na mãe que estava arrecadando fundos para o câncer de mama, pensou em como eles poderiam fazer uma brincadeira com intenção de atrair homens a deixarem seus bigodes crescerem e doar uma quantia em dinheiro para o câncer, mas dessa vez o de próstata.

Eles idealizaram o seguinte, cada adepto doaria 10 dólares e deixaria o bigode crescer. No primeiro ano conseguiram 30 amigos, mas a história começou a ganhar adeptos e no ano seguinte eles fundaram a “Fundação Movember” –  que é um mistura de mustache que significa bigode e November que significa novembro – a instituição começou a ter atividades online e criar uma rede de compartilhamento e conscientização.

Tudo funcionava de um jeito bem divertido, a pessoa postava uma foto sua sem o bigode no primeiro dia de novembro e ia compartilhando entre os amigos, que faziam doações como forma de apoio para aquele bigode. O dinheiro era então destinado à prevenção e tratamento do câncer de próstata. 

Hoje o “Movember” alcançou o mundo inteiro e já arrecadou milhões de dólares para a saúde masculina, saúde mental, prenvenção do suicídio, câncer de próstata e câncer de testículo.

No Brasil a campanha foi trazida à tona pelo Instituto Lado a Lado pela vida, tentando abordar o tema, que ainda é um grande tabu na nossa sociedade, e inspirado no Movember criou o nosso conhecido “Novembro Azul”. Ele tem como finalidade dedicar um mês inteiro para a saúde do homem, acabar com o preconceito e trazer uma maior conscientização para a saúde masculina. 

Dessa forma, o novembro azul não vem para trazer um alerta exclusivo sobre o câncer, mas para fazer uma conscientização integrativa sobre a saúde masculina e como é importante para a manutenção da qualidade de vida. O objetivo é incentivar a realização de exames de rotina e de prevenção. Segundo o Centro de Referência em Saúde do Homem, 70% dos homens só vão ao médico acompanhados de uma figura feminina. E de igual forma, 50% chegam ao consultório com doenças em estágios avançados e que seriam bem melhor tratadas se constatadas no seu início.

Portanto, a conscientização sobre saúde masculina precisa deixar de ser um tabu e se tornar algo que faz parte do nosso dia a dia, e que é uma coisa super NORMAL, pois é isso que é mesmo. Autocuidado é importante e deve ser relembrado sempre, pois a sua vida importa e uma ida ao médico pode torná-la mais agradável e com maior desfrute. Cuide-se!

Referências: 

AAFBB, disponível em: <https://aafbb.org.br/site/novembro-azul-como-surgiu-o-movimento/> acesso em:01/11/2021.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE, disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-promove-conscientizacao-sobre-cuidados-com-a-saude-masculina/#:~:text=IN%C3%8DCIO-,Novembro%20Azul%20promove%20conscientiza%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20cuidados%20com%20a%20sa%C3%BAde%20masculina,prol%20da%20sa%C3%BAde%20do%20homem.> acesso em 01/11/2021.

TERRA, disponível em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/doencas-e-tratamentos/estudo-70-dos-homens-vao-ao-medico-acompanhados-das-mulheres,1b621c8f8bfaf310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html> acesso em 31/10/2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s