Blog

Melhor ação é a prevenção: Onde e como fazer o exame de mamografia

No ano de 2021 foi divulgado pela Agência Internacional para Investigação do Câncer, órgão pertencente à Organização Mundial da Saúde (OMS), que, no levantamento feito em 2020 houve o diagnóstico de 2,2 milhões de casos de câncer de mama, sendo o câncer com maior incidência no mundo.

Portanto, nesse mês de outubro com atenção ao Outubro Rosa, trazemos a perspectiva que a melhor ação é a prevenção, e vamos ver aqui onde e como podemos realizar a mamografia, que é o principal meio de prevenção e diagnóstico precoce para o câncer de mama. Diagnosticado precocemente, a probabilidade de cura é maior, além de possibilitar um tratamento com uma abordagem menos agressiva e invasiva. O exame pode ser realizado gratuitamente e deve ser realizado anualmente nas mulheres a partir dos 40 anos.

Segundo o Hospital do Câncer de Pernambuco “A doença é formada pela multiplicação desordenada de células anormais, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo o INCA, 66.280 novos casos da doença devem ser diagnosticados no Brasil em 2021. O surgimento da doença pode estar associado a fatores genéticos (5 a 10% dos casos), porém os principais fatores de risco para a doença estão ligados ao consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade e inatividade física. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como manter o peso adequado e evitar o cigarro.”

No Estado de Pernambuco existem algumas opções para realização do  exame de forma rápida e sem muita burocracia. E para um melhor aproveitamento elencamos os locais que disponibilizam o exame de forma gratuita e acessível.

Prefeitura do Recife – Mamógrafo Móvel: A Secretaria de Saúde da cidade do Recife, divulga mensalmente no seu portal o itinerário do mamógrafo móvel, oferecendo mais de 1.200 vagas todos os meses e atende mulheres recifenses de 50 a 69 anos. De acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Saúde, para realizar o exame, a mulher precisa levar:

  1. Documento de identificação com foto;
  2. Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
  3. Comprovante de residência atualizado. 

 Sendo nos locais do exame, obrigatório o uso de máscara e o distanciamento físico deve ser respeitado. Água, sabão e álcool 70% estarão disponíveis para a higienização das mãos sempre que necessário. São disponibilizadas 60 vagas por dia. 

Fonte: Prefeitura do Recife

Hospital da Mulher do Recife: No mês de Outubro, como forma de celebração ao Outubro Rosa, o Hospital da Mulher do Recife realizará um mutirão para o atendimento de mulheres que podem se dirigir ao hospital e realizar o exame de mamografia sem necessidade de marcação prévia e com idade mínima de 40 anos. Realizados de segunda a sexta a partir das 8 horas.

Além disso, as mulheres poderão realizar a inserção do DIU (dispositivo intrauterino) de cobre, sem necessidade de marcação prévia, podendo se dirigir ao hospital nas segundas-feiras do mês de outubro. Atendimento por ordem de chegada a partir das 10 horas.

As mulheres devem levar:

  1. Documento de identificação;
  2. Cartão do SUS do município do Recife.

O hospital da mulher se localiza no bairro do Curado, Rod BR 101, Nº 481, Recife – PE.

Centro Integrado de Saúde Amaury  de Medeiros da Universidade de Pernambuco (CISAM/UPE): O CISAM vai ter uma programação voltada para Outubro Rosa. Nos dias 15 e 22 de outubro, das 08h às 12h – no Ambulatório da Mulher, serão ofertados 100 exames de Prevenção para câncer de colo do útero, cada manhã, por ordem de chegada, ações educativas e distribuição de preservativos.

Já no dia 26 de outubro, das 8h às 16h – no estacionamento da frente da unidade ambulatorial do CISAM, serão ofertados 40 exames de Mamografia pela manhã e 40 à tarde, além das ações acima mencionadas.

O critério para atendimento são mulheres acima de 50 anos, e o atendimento é feito por ordem de chegada.

Hospital do Câncer de Pernambuco – HCP:  Não vai conseguir fazer o exame agora em outubro? O HCP está com a campanha “Outubro Rosa o ano inteiro”, em que o exame pode ser realizado em qualquer mês do ano sendo necessário o cadastro e marcação no portal do Hospital.

  Para realizar a mamografia no HCP é preciso ter mais de 40 anos, não ter realizado o exame no último ano. A partir daí é necessário realizar o cadastro no portal da instituição http://www.hcp.org.br/outubrorosa  e após isso, agendar o exame! 

Fonte: Hospital do Câncer de Pernambuco

Estão sendo oferecidas 70 vagas diariamente. O HCP fica na Av. Cruz Cabugá, 1597, Santo Amaro – Recife/PE.

Cuide-se! A sua vida importa! A prevenção ainda é nossa maior aliada. Compartilhe este post com quem precisa destas informações e faça a informação chegar a mais mulheres.

Referências: 

Agência Brasil <https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-03/oms-cancer-de-mama-supera-o-de-pulmao-e-ja-e-o-mais-comum-no-mundo>  acesso em 28/09/2021

Centro Integrado de Saúde Amaury  de Medeiros da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE) <https://www.ces.saude.pe.gov.br/cisam-com-atividades-no-outubro-rosa/> acesso em 28/09/2021

Hospital do câncer de pernambuco <https://outubrorosahcp.tisaude.com/paciente/login> acesso em 28/09/2021

Instituto Nacional do Câncer <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama> acesso em 28/09/2021

Prefeitura do Recife <http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/procurar?keys=mam%C3%B3grafo+m%C3%B3vel&date_filter%5Bmin%5D%5Bdate%5D=&date_filter%5Bmax%5D%5Bdate%5D=&field_categoria_tid=All> Acesso em 28/09/2021

Folha de Pernambuco<https://www.folhape.com.br/noticias/outubro-rosa-saiba-como-realizar-exames-de-mamografia-de-forma/199402/> Acesso em 05/10/2021.
Folha de Pernambuco<https://www.folhape.com.br/noticias/hospital-da-mulher-inicia-mutirao-de-insercao-de-diu-e-exames-de/200398/>  Acesso em 05/10/2021.

2 comentários em “Melhor ação é a prevenção: Onde e como fazer o exame de mamografia”

  1. A meta e vacinar pelo menos 80% da populacao alvo para alcancar o objetivo de reduzir a incidencia deste cancer nas proximas decadas no pais. A vacinacao, em conjunto com o exame preventivo (Papanicolaou), se complementam como acoes de prevencao deste cancer. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcancarem a idade preconizada, deverao realizar o exame preventivo, pois a vacina nao protege contra todos os subtipos oncogenicos do HPV. Este trabalho esta licenciado com uma Licenca Creative Commons – Atribuicao-NaoComercial-SemDerivacoes 4.0 Internacional .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s