Blog, Serviço

Tudo começa com um som… – Conheça os benefícios da Musicoterapia

Por Carmen Vasconcelos

A música está presente em nossa vida desde o momento da concepção.

Você já  se emocionou, ficou alegre ou triste, lembrou de alguém ou de um momento marcante em sua vida ao escutar uma música? E aquele som que incomoda? Aquela música que te irrita? Tem uma música que não sai da sua cabeça e você às vezes nem gosta da música?

É o som? O ritmo? A melodia? Ou a letra da música que mais te chama a atenção???

Já sentiu o ritmo do seu coração acelerado? Ficou sem palavras pra dizer algo e só aquela canção foi capaz de traduzir seu sentimento? 

Pois é… a música está presente em nossas vidas desde antes do nascimento. Ainda no útero, sons, ruídos, invadem nosso corpo, trazem sensações, emoções e vão dando sentidos às nossas experiências musicais ao longo da vida.

Tudo começa com um som… quando nascemos, a nossaprimeira expressão é um som: o choro! E assim… de som em som… de música em música vai se formando nossa história sonora, de vida… Cantigas de ninar, acalantos, cantigas de roda… canções e sonoridades do mundo que nos rodeiam. Somos invadidos por esse universo sonoro independente de nossa vontade e vamos nos organizando e nos constituindo como sujeitos.

O bebê, antes de andar, dança… antes de falar, canta! Somos seres sonoros… nossa fala, nosso caminhar, nosso respirar, nosso pensar, repletos de sonoridades.. nosso corpo é um instrumento musical perfeito! Quantos sons, quanta musicalidade há em nós…

Tudo isso nos remete a uma familiaridade com a música e faz com que ela possa ser nossa aliada em muitos momentos e situações vividas em benefício da saúde, do bem estar e da melhoria na qualidade de vida.

A musicoterapia é um campo do conhecimento que estuda as relações do homem com a música e seus benefícios para a saúde física e emocional. 

Mas o que é que a musicoterapia faz???

Como um campo de conhecimento que estuda as relações do homem com o universo sonoro-musical, busca, por meio de experiências musicais, entender as nossas necessidades, e intervir na condução do bem estar, o que torna a musicoterapia uma intervenção clínica particular, diferentemente dos outros usos da música, em outros contextos. 

Para ser musicoterapeuta é preciso uma formação superior específica onde o uso da música vai além da ideia romântica da música enquanto arte. O musicoterapeuta é formado e qualificado para entender o sujeito em suas manifestações musicais com objetivos terapêuticos, para prevenir, tratar,  reabilitar funções neurológicas, físicas, motoras, cognitivas, mentais, psíquicas… doenças, patologias e transtornos de todas as ordens.

Utiliza métodos e técnicas específicas da musicoterapia e busca consolidar sua prática fundamentada no seu principal instrumento de trabalho – a música como terapia. 

Por sua natureza interdisciplinar, ajuda pessoas de todas as idades e em todas as situações, quaisquer que sejam suas necessidades. 

A musicoterapia avança no meio científico, na pesquisa, na academia e constrói sua fundamentação a partir do conhecimento interdisciplinar que une arte, ciência e saúde.

15 de setembro é o dia do musicoterapeuta no Brasil e há muito o que se comemorar e muito a crescer!

Destacamos em particular no campo da saúde mental. Em especial na clínica com pessoas com necessidades específicas como os Transtornos do Espectro Autista. Traz um impacto biopsicossocial , além dos avanços clínicos para essas pessoas. Amplia canais de comunicação e afetos, alcança áreas neuropsicomotoras onde nem sempre as palavras conseguem alcançar. Aliada importante em outras intervenções, transforma vidas, refazendo caminhos, convocando as pessoas a tornarem-se a melhor versão de si mesmas . Ajudando crianças, bebês, adolescentes, adultos e idosos e famílias, quaisquer que sejam suas necessidades.

Mas é preciso lembrar: a música também pode ser nociva. Musicoterapia, só com Musicoterapeuta!

Carmen Vasconcelos

Musicoterapeuta AMTPE 13-01

Psicóloga CRP – 02/3122

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s