Blog

A prevenção ao suicídio sob uma perspectiva de valorização da vida

Por Beatriz Martins

Você sabia que, no mês de setembro é realizada a campanha “setembro amarelo”? Pois é, embora a campanha ocorra durante todo o mês, o principal dia do setembro amarelo é o dia 10, tendo em vista que é considerado o dia mundial de prevenção ao suicídio. Tendo por símbolo um laço amarelo, o movimento teve início nos Estados Unidos em 1994, devido a morte prematura de Mike Emme, um jovem de 17 anos. Na ocasião do seu velório, em sua homenagem, foi feita uma cesta com cartões que foram decorados com fitas amarelas, contendo a seguinte mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. No Brasil, a campanha foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) por volta de 2015, tendo por principal objetivo conscientizar a população a respeito da prevenção do suicídio.

Segundo informações trazidas no site OMS alerta: Suicídio é a 3ª causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos | Sesab (saude.ba.gov.br) no Brasil, ocorrem cerca de 12 mil suicídios por ano, e cerca de 800 mil no mundo. Alem disso, cabe enfatizar que, as vitimas em sua maioria, são pessoas entre 10 e 29 anos. Mas, você sabia que existe um meio a qual pode recorrer? Trata-se, do CVV (Centro de Valorização da Vida), o qual foi fundado em São Paulo, no ano de 1962.

Sendo uma associação civil sem fins lucrativos, o CVV presta um serviço voluntário à população, isso porque seu enfoque é apoiar pessoas que eventualmente busquem ajuda com relação ao emocional, bem como a prevenção do suicídio. A linha 188, implantada como um suporte de apoio emocional foi expandida para todo território brasileiro, não mais se concentrando apenas no Estado do Rio Grande do Sul. Lembrando que, você pode ligar a qualquer momento, que com certeza terá um voluntário disponível para lhe atender. Portanto, não tenha vergonha de buscar ajuda, pois só quem pode dar o primeiro passo por nós somos nós mesmos. 

E aí, gostou do conteúdo? Já conhecia o CVV? Curte, comenta e compartilha com os amigos. Afinal, não existe melhor arma que a informação.     

 Setembro Amarelo – Ministério da Educação (mec.gov.br)

OMS alerta: Suicídio é a 3ª causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos | Sesab (saude.ba.gov.br)

Setembro amarelo – mês da prevenção do suicídio — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (tjdft.jus.br)  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s