Blog

4 iniciativas para fazer a diferença no mundo através do voluntariado

Quando você olhar para trás vai ter orgulho do que viveu?

O trabalho voluntário é uma das maneiras de deixar sua marca na luta por uma causa maior e mergulhar no autoconhecimento. Com ele é possível descobrir talentos, desenvolver competências e habilidades assim como em outro trabalho realizado, mas o grande diferencial é realizá-lo com propósito, entendendo que pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas através do engajamento cívico. Trabalhar em um time com pessoas que compartilham desses valores além de trazer uma rede de contatos e novas amizades permite um salto no crescimento pessoal e profissional.

Nas iniciativas que iremos apresentar, você pode tanto contribuir por um mundo melhor viajando e conhecendo outros hábitos e costumes do local que está visitando, ou, na conjuntura atual, trabalhar online ou no home office, no seu próprio tempo, sem deixar de dar sua contribuição e aprender muito! Confira agora 4 iniciativas de voluntariado: 

  1. AIESEC

A AIESEC é o maior movimento de liderança jovem no mundo e possui programas em parceria com empresas, ONGs, escolas e fundações. Sendo um jovem de 18 a 30 anos, as oportunidades estão abertas para atuar tanto de forma remunerada, quanto como voluntário. Você pode escolher ser membro voluntário da organização e auxiliar no acompanhamento de intercambistas, e/ou optar pelo programa Voluntário Global. Imergindo em culturas diferentes, o voluntário pode desenvolver várias aptidões como liderança e o trabalho em equipe, tão requisitadas no mercado de trabalho. 

  1. Volunteer Vacations

A Volunteer Vacations é voltada para causas humanitárias e possui acordos com ONGs  nacionais e internacionais. Essa máxima tirada no site “Queremos aliar férias tradicionais a possibilidade de fazer a diferença, enriquecendo essa experiência de uma maneira que poucas pessoas imaginam ser tão prazerosa: ajudando o próximo!” já mostra o quanto rica é a experiência de uma viagem aliada à missão de ajudar o próximo. As viagens duram de 1 a 4 semanas, não há limite de idade e eles selecionam o perfil de acordo com o que melhor se enquadra na vida do voluntário para que possam usufruir da viagem. A instituição também possui cursos e mentorias que possibilitam maior contato com as questões sociais e as experiências dos empreendedores.

  1. Transforma Brasil e Transforma Recife

A partir de 2015, através do movimento de organizações sociais em Recife, foi criada uma rede de contatos e de engajamento, o Transforma Recife surgiu como uma plataforma (tem o site e o aplicativo) com a missão de ofertar vagas de voluntariado às pessoas que querem ajudar. Esta iniciativa cresceu de tal forma que hoje existe também o Transforma Brasil, com projetos e vagas disponíveis para pessoas em todos os estados do país. Há também a possibilidade de fazer doações através do site.

  1. Organização das Nações Unidas (ONU)

O programa de voluntários da ONU é voltado para a paz e o desenvolvimento, a atuação ocorre em projetos humanitários, programas eleitorais e missões de paz. Inclusive, todas as iniciativas citadas acima possuem algo em comum: buscam o alcance dos Objetios de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além do voluntariado nacional e internacional, existe uma forma de realizar o trabalho de forma remota, mas é preciso saber inglês, espanhol ou francês para navegar no site

O trabalho voluntário deve ser percebido como uma plataforma de transformação pessoal e social. Hoje sou testemunha do quanto foi e é importante para mim e para tantas pessoas, os laços e oportunidades que criamos são uma maneira de fazer história, de levar informação e inspirar mais pessoas. 

Se interessou? Que tal espalhar essa mensagem por aí e se engajar de alguma forma? 💙

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s