Blog

A importância das terapias multidisciplinares

Quando se trata de cuidado, a integralidade do ser humano é sempre abordada, a terapia multidisciplinar faz a junção das necessidades e das profissões de modo que promova o melhor tratamento possível. Muitos diagnósticos podem vir acompanhados de uma lista de tratamentos além da medicina, como é o caso do Transtorno do Espectro Autista, câncer, anorexia e outras. 

Terapias multidisciplinares na prática

No estudo de caso de Godoy et al (2019), uma criança de 2 anos e 9 meses foi diagnosticada por um neuropediatra com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de tratamento farmacológico, a criança passou a ter intervenção por meio de terapia multidisciplinar. Na terapia com a fonoaudióloga, a criança foi participando respondendo a estímulos e realizando demandas leves. Durante as sessões, a criança foi respondendo bem e durante a musicoterapia foi melhorando a interação e o contato visual.

Imagem de uma sala cheia de brinquedos educativos com uma profissional de fonoaudiologia e uma criança aprendendo o som da letra “S”.

Fonte: Autismo em Dia

Na fisioterapia, o  paciente  praticou vários circuitos  para  melhorar  a  postura, imagem,  lateralidade  e  o  esquema  corporal (evolução da motricidade, percepções espaciais e temporais).

Em conjunto com a psicóloga, a fisioterapeuta e a fonoaudióloga, a criança participou da equoterapia por várias sessões, houve uma boa interação e diminuição da fala jargonofásica (rapidez excessiva na fala). Por fim, a abordagem da pedagoga estimulou a aprendizagem e promoveu o desenvolvimento da leitura e escrita.

Imagem de uma sessão de equoterapia com a criança sobre o cavalo e os profissionais ao redor.

Fonte: Bertioga.sp.gov.br

Os diagnósticos podem afetar várias esferas, com isso, a equipe multidisciplinar tem papel importantíssimo, viabilizando recursos e suporte. No caso do Câncer, o suporte psicológico é imprescindível, como afirma a Psicóloga Daniela Achiette e a equipe do hospital onde trabalha. A condução do tratamento por meio da terapia multidisciplinar amplia o cuidado e esclarece a importância de todos os profissionais.   

Você já precisou de tratamento por mais de um profissional? Conta o que chamou mais sua atenção. 

Aproveita para nos seguir nas redes sociais e ler outros conteúdos. 

Referências:


GODOY, Karolline Santos; RAMOS, Laiene Barbosa; SILVA, Luana Thaysa da. ATUAÇÃO DAS TERAPIAS MULTIDISCIPLINARES NO TRATAMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: RELATO DE CASO. 2019. 30 f. TCC (Graduação) – Curso de Medicina, Centro de Ensino Superior Morgana Potrich Eireli Faculdade Morgana Potrich, Mineiros, 2019. Disponível em: https://repositorio.fampfaculdade.com.br/items/show/212. Acesso em: 12 ago. 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s